22 de junho de 2012

2º Primeiro Post - A saga da agência


Agora sim! Esse deveria ter sido o primeiro post!

Senta que lá vem a história (alguém se lembra disso? Tô velha!). Vou tentar resumir como foi meu processo de Au Pair até aqui... ou até eu me inscrever na agência!

Well, lá em 2008 (SIM! 2008, você não leu errado)... lá em 2008, estava  vivendo uma fase de muito comodismo. Minha vida estava atolada na rotina, morava com meu EX-noivo, EX-sogra, EX-cunhado e EX-cachorro (muita ênfase no EX!); estava num trabalho bacana (ainda estou) mas sentia que precisava fazer alguma coisa relativamente GRANDE da minha vida. Estava decidido, eu ia pro exterior, simplesmente pra VIVER!

Ótimo. Decisão tomada. Mas nada é simples ou fácil na minha vida... Decidir que eu iria viajar foi a coisa mais fácil que eu fiz até aqui. Ainda tinha que descobrir para ONDE, QUANDO, COMO, FAZER O QUÊ, e o principal, COM QUE DINHEIRO!

Sou uma pessoa muito decidida. Nem sabia como eu iria viajar, e mesmo assim comecei a reforçar meu English – On my own, of course. Todos os dias, traduzia letra de música, lia e marcava o dicionário, via séries....Enfim, achei maneiras – de graça – de dar aquela melhorada no idioma.

Assim como sou decidida, sou uma pessoa de sorte – ok, sou abençoada por Deus. Um dia, no trabalho, vi um anúncio na Zero Hora sobre uma palestra da agência CI sobre intercâmbio. Esse intercâmbio era o Au Pair. Eu nemmm imaginava que isto existia. Fui pesquisar o que era, pra onde, e principalmente o preço!
Entrei no site da CI, li todas as informações que havia no site e estava decidido. Sim! Eu seria Au Pair! Comecei a fazer pesquisas online sobre o programa e foi como se um universo paralelo tivesse se aberto pra mim. Gente! Como eu não descobri isso antes? Existiam trocentos blogs, sites, vlogs e outros mais de Au Pairs no mundo todo!

Em 2009, já solteira, morando com meu pai e minha madrasta, comecei a procurar por agências próximas à minha cidade. Onde eu moro - Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, não havia nenhuma agência de intercâmbio (agora tem). Porém em uma cidade vizinha, Caxias do Sul, existia representante da APC (STB, CI, WS, Egali..), APIA (Experimento), Go Au Pair e CC.

A essa altura eu fazia parte do grupo de AP no finado Orkut® e havia decidido ir pela CC. Liguei para a agente da CC em Caxias do Sul e DETESTEI. Semanas depois de eu ter desistido deles, a agência fechou (foi Deus, só pode!). NEXT! Decidi conhecer a Experimento - APIA. Entrei em contato com o representante local, nos adicionamos no MSN® e começamos a falar sobre o programa. Eu realmente havia gostado da agência, mas não gostei do preço. A Experimento custaria mais que o dobro das outras agências.

PAUSA!

Durante todo este processo, eu fui estudando inglês e também para o ENEM. Fiz a prova e adivinhem? Adivinhem? Eu ganhei a única bolsa do PROUNI para o meu curso – Nutrição - que a minha faculdade oferecia! Era apenas uma bolsa para aproximadamente 80 candidatos inscritos. Um GRANDE sonho estava se realizando (entenderam porque eu disse que sou muito sortuda, e abençoada, claro?!).

Estava com 21 anos e a faculdade trancada porque eu não tinha Dilma$ para pagar e também porque eu havia decidido que iria viajar e estava juntando a grana. Eu não podia deixar essa oportunidade ÚNICA passar. Não podia perder a chance de terminar a minha faculdade e de GRAÇA. Reabri minha matrícula já pensando na formatura e no dia do meu embarque.
A formatura, planejada para dezembro de 2011 foi adiada para o julho de 2012 (é mês que vem minha gente!). Fiquei de cara, claro. Queria viajar em janeiro de 2012. Mas para quem já havia esperado por 4 anos, mais alguns meses seria fixinha!  

Passou 2009, 2010 e em março de 2011, recomecei a minha busca pela agência. Sem representante da CC e com o preço da APIA, a última alternativa era a APC. Coincidência ou não, na mesma época eu conheci a fofa da Dani Costenaro no Facebook®. Ela morava em Caxias do Sul e já estava no USA pela STB/APC. Nos adicionamos no FB e ela foi me passando informações sobre a agência e eu realmente gostei do que ela me falou à respeito.




Entrei em contato com a STB e com a mesma agente da Dani, a Sílvia. Gostei muito dela, fomos conversando por telefone e e-mail durante um tempo, porém não fiz a inscrição porque a formatura havia sido adiada. Droga. O lado bom dessa história é eu já havia escolhido a minha agência.

FINALMENTE, em fevereiro de 2012, já com todos os requisitos necessários preenchidos – incluindo horas com kids, retirei meu APP na STB e dei início ao processo de AP. E o meu processo andou MUITO rápido. Mas isso, é assunto para o próximo post!

O que foi mais difícil durante estes 4 anos de espera e tentativas frustradas? Conviver com as pessoas duvidando que eu iria realizar o MEU sonho. As únicas três pessoas que jamais duvidaram de mim foram meu pai lindão, minha mãe e minha madrasta – e talvez a minha vó linda! (isso também rende um post...)

OBS. Devia ter começado esse blog antes. Tem tanta coisa pra contar que tenho medo de esquecer alguma coisa...

Espero ter disposição para postar com muita frequencia aqui... Esse é um projeto que eu realmente, não quero abandonar.


1 comentários:

Magê disse...

Mas que história!!
Eu também tenho uma sorte danada! hahahaha
Um dia eu conto!

Postar um comentário